segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As tecnologias na escola e o fazer pedagógico


As tecnologias fazem parte do nosso cotidiano a centenas de anos. A cada nova invenção do homem para facilitar ou melhorar o desenvolvimento de suas atividades seja para o lazer, para a saúde dentre outras áreas cria uma nova tecnologia.

A escola também foi invadida pelas inovações tecnológicas. Primeiro vieram os pergaminhos, as canetas tinteiros, os livros, cadernos, canetas, giz, mimeógrafos, aparelhos de som, DVD, computador e muitos outros. Desde a criação das instituições escolares que as tecnologicas estão a serviço da construção do conhecimento. Segundo Almeida “Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.” ( Almeida,p. 40). As tecnologias estão a serviço da educação, no entanto, é necessário que o professor saiba utilizá-la na construção do conhecimento. Não basta que apenas passe um filme, ou leve uma música. É preciso que se desenvolva um projeto pedagógico que dê oportunidades para que os alunos se expressem e reflitam sobre o trabalho desenvolvido. As mídias possibilitam a construção colaborativa do conhecimento, onde o professor, muitas vezes, deve atuar apenas como mediador, como orientador do processo de construção do conhecimento.

Para que o professor possa desenvolver um bom trabalho com os seus alunos utilizando as mídias é importante que participe de programas de formação continuada, que reflita sobre a sua prática pedagógica, e em muitos casos tenha a predisposição de mudar. A busca constante pela atualização é importante devido a velocidade com que novas tecnologias são criadas.



Referência bibliográfica

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. (pág. 37-58)

Um comentário: